segunda-feira, 27 de abril de 2009

R@C!$MO

O racismo tem assumido formas muito diferentes ao longo da história. Na antiguidade, as relações entre povos eram sempre de vencedor e cativo. Estas existiam independentemente da raça, pois muitas vezes povos de mesma matriz racial guerreavam entre si e o perdedor passava a ser cativo do vencedor, neste caso o racismo aproximava-se da xenofobia. Na Idade Média, desenvolveu-se o sentimento de superioridade xenofóbico de origem religiosa.
Quando houve os primeiros contactos entre conquistadores portugueses e africanos, no século XV, não houve atritos de origem racial. Os negros e outros povos da África entraram em acordos comerciais com os europeus, que incluíam o comércio de escravos que, naquela época, era uma forma aceite de aumentar o número de trabalhadores numa sociedade e não uma questão racial.
No entanto, quando os europeus, no século XIX, começaram a colonizar o Continente Negro e as Américas, encontraram justificações para impor aos povos colonizados as suas leis e formas de viver. Uma dessas justificações foi a ideia errónea de que os negros e os índios eram "raças" inferiores e passaram a aplicar a discriminação com base racial nas suas colónias, para assegurar determinados "direitos" aos colonos europeus. Aqueles que não se submetiam era aplicado o genocídio, que exacerbava os sentimentos racistas, tanto por parte dos vencedores, como dos submetidos.
Os casos mais extremos foram a confinação dos índios em reservas e a introdução de leis para instituir a discriminação, como foram os casos das leis de Jim Crow, nos Estados Unidos da América, e do apartheid (vida separada, é uma palavra de origem afrikaans) na África do Sul.


























Apartheid ("vida separada") é uma palavra de origem afrikaans, adotada legalmente em 1948 na África do Sul para designar um regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separados dos brancos, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Este regime foi abolido por Frederik de Klerk em 1990 e, finalmente, em 1994 eleições livres foram realizadas.
O primeiro registro do uso desta palavra encontra-se num discurso de Jan Smuts em 1917. Este político tornou-se Primeiro-ministro da África do Sul em 1919. Tornou-se de uso quase comum em muitas outras línguas. As traduções mais adequadas para português são segregação racial ou política de segregação racial.




Links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo

http://cafehistoria.ning.com/


http://pt.wikipedia.org/wiki/Apartheid

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Correio Electrónico

E-mail, correio-e (em Portugal, correio electrónico), ou ainda e-mail é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas electrónicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo Simple Mail Transfer Protocol(SMTP), como aqueles sistemas conhecidos como intranets (rede de computadores privada), que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente baseados em protocolos proprietários.


A publicidade em correio electrónico constitui o tipo de publicidade online mais económico. Geralmente, consiste em inserir algumas linhas de texto no conteúdo de outra empresa. Os anunciantes compram espaço no e-mail patrocinado por outros (ex. Hotmail). A título ilustrativo, os anúncios em correio electrónico podem ser comprados para acompanhar discussões via e-mail no âmbito de uma comunidade de membros. Outro exemplo consiste no patrocínio de e-mail newsletters, como as enviadas pela eDietShop. Apesar da tendência para os e-mails terem os formatos HTML e rich media, muitos utilizadores preferem e-mails em texto, devido ao tempo de download ser substancialmente mais rápido.




Estrutura de um endereço de correio electrónico


Ex: karina@hotmail.com

karina – Identifica o utilizador.


@ – Símbolo separador (lê-se éte).


hotmail – Nome do subdomínio . Identifica o ISP responsável por enviar e receber as mensagens do utilizador. (Ex.: mail.telepac, netcabo, sapo, clix, etc.)


pt – Nome do domínio principal e indica o tipo de organização ou país.


Tipo de organização


com-------_______Empresas
edu-------_______Instituições de ensino
mil-------_______Instituições militares
org-------_______Instituições sem fins lucrativos
ac--------_______Instituições académicas
gov-------_______Domínios governamentais


Países


Alemanha-de Holanda_______ni
Austrália-au Japão_________jp
Canadá-ca Portugal______pt
Espanha-es Reino Unido___uk
Estados Unidos-us Suécia________se
França-fr

(Trabalho da disciplina de TIC)



Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/E-mail
http://images.google.pt/

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Carrie Underwood

Carrie Marie Underwood que nasceu em Muskogee Regional Center(Checotah), Oklahoma, 10 de Março de 1983 é uma cantora norte-americana de música country que venceu a quarta temporada do programa American Idol. A partir do lançamento do seu CD de estreia, Some Hearts, em 2005, Carrie tornou-se uma campeã de vendas no Canadá e nos Estados Unidos.




Recentemente ganhou o prémio do Country Music Awards (CMA) de melhor cantora do ano de 2006. Some Hearts está entre os CDs mais vendidos de 2006 em todo o mundo.




Carrie nasceu e cresceu na fazenda de seus pais, em Checotah. Ela é a terceira filha e a mais nova, de Stephen e Carole Underwood. Ela tem duas irmãs mais velhas, Shanna, nascida em 1970 e Stephanie, em 1973. Carrie cantou no show de talentos do Robbins Memorial, na sua infância.



Ela é um membro da igreja Free Will Baptist. Ainda pequena, ela cantava na igreja e no Lion's Club. Em seus 13 anos, em 1996, seu agente tentou um contrato para gravar um álbum na Capitol Records. No entanto, algumas coisas mudaram dentro da gravadora e o disco nunca foi realizado.




Depois de fazer o colegial, em 2001, ela foi para a universidade de Northeastern em Tahlequah, onde se formou em comunicação e jornalismo. Durante dois anos, no verão, Carrie fazia performances no show de Northeastern's Downtown Country. Ela também competiu com várias raparigas na universidade e foi escolhida como Miss NSU runner-up em 2004.




Carrie é prima do actor Mathew Underwood do seriado "Zoey 101" do canal infantil nickelodeon.
















Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carrie_Underwood

http://images.theage.com.au/ftage/ffximage/carrie_underwood_narrowweb__300x448,2.jpg

http://www.carrieunderwoodofficial.com/officialphotos/20